Todos os trabalhos devem ser inscritos eletronicamente utilizando o sistema on-line disponível no site do congresso (www.congresso‑natal.com.br).
Para a submissão do trabalho, é imprescindível que pelo menos um dos autores esteja previamente inscrito no evento. Não se verificando o pagamento da inscrição no evento, o trabalho não será aceito para avaliação.
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos.
Serão submetidos apenas os resumos dos trabalhos e não o trabalho completo.
Os resumos devem conter 3 palavras-chaves e estas serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas mesas de apresentação.
No momento de submissão dos trabalhos deverá ser escolhida a categoria de apresentação, entre dois tipos de sessões: a) Pôster – este tipo de apresentação se destina geralmente aos trabalhos com resultados parciais. O pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema; b) Oral – neste tipo de apresentação os trabalhos são apresentados oralmente, por 15 minutos, em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos.
Trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos provavelmente não serão aceitos para a modalidade oral, somente para a modalidade pôster, e mesmo assim com resguardo. Salvo em casos de trabalhos em andamento relacionados à minicomunicações ou investigações incomuns, exuberantes.
Um dos autores deverá se cadastrar no site do congresso com e-mail válido e preencher os formulários de inscrição no evento e o formulário de submissão de trabalho.
A identificação de autoria ou instituição de origem deve constar nas palavras do título do resumo enviado, embora quando submetidos a nossa comissão, as informações de autoria e instituição serão removidas do título do texto. Visto que os avaliadores receberão os trabalhos sem acesso as fichas de inscrições e à estas informações, para que os trabalhos sejam avaliados sem possibilidade de identificação de autoria e instituição de origem.
É necessário o preenchimento e envio conjunto do formulário de submissão de trabalhos, pois com ele será possível desidentificar os resumos para avaliação.
A língua oficial do evento é o Português em sua forma culta. Porém, também serão aceitos trabalhos escritos na língua inglesa quando o autor-apresentador for estrangeiro. Havendo mais de um texto em língua estrangeira, os mesmos serão agrupados em sessão específica, ressaltando que não haverá tradução simultânea nesta sessão. Erros ortográficos ou de digitação, em ambas as línguas, serão levados em consideração no processo de avaliação.
Os certificados de apresentação de trabalhos serão retirados do site do congresso pelo próprio autor-apresentador, após o término do congresso.
Sob nenhuma condição será devolvido o pagamento da inscrição no Congresso. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.
A comissão organizadora de forma nenhuma irá contribuir com passagens e diárias aos autores de trabalhos aprovados, também não haverá isenção da inscrição e não será oferecido desconto retroativo aos autores de trabalhos aprovados.
Não será publicada a avaliação dos resumos ou nota individual para trabalho aprovado ou reprovado. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do congresso em uma lista intitulada Lista dos Trabalhos Aprovados.
Considerando que os avaliadores dos trabalhos são cientistas de alto nível selecionados pelos coordenadores do congresso segundo sua expertise na área e no tema do evento, a organização arroga-se o direito de não divulgar o nome dos avaliadores e também não responderá, por e-mail e/ou por telefone, à eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido.
Sob hipótese alguma serão remanejados os horários determinados para apresentação dos trabalhos.
Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao congresso serão enviadas para ele.
Somente serão avaliados os trabalhos que estejam adequados às normas do congresso.
a) Minicomunicações
Relato inédito de um ou mais casos com justificada razão para exposição, como apresentações clínicas incomuns e descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem científica e/ou terapêutica.
b) Investigação
Trabalho original e inédito abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes, diagnósticos e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como pesquisa básica.
c) Dissertação/Tese
Trabalho original inédito produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendida ou concluída.
Os conteúdos de cada trabalho serão distribuídos dentre as principais áreas temáticas deste congresso. Psicologia Jurídica (Psicologia Investigativa, Psicologia Forense, Psicologia Criminal e Psicologia Penitenciária) e também, Direito Penal, Medicina Legal, Enfermagem Forense, Perícia Forense, Psiquiatria Forense, Informática Forense, Tecnologia Criminal e Segurança Pública. O critério para a definição das áreas temáticas e seus referidos temas foi baseado em assuntos relevantes e recorrentes em bibliografias e eventos das referidas áreas de conhecimento. Quando do preenchimento do formulário de submissão de trabalho deve ser escolhida a área temática que mais se relaciona com a natureza do trabalho. Lembrando, então, que as áreas temáticas são:
Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre o título e o nome dos autores. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho.
Autores: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas.
Filiação-Instituição: fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre a filiação e o corpo do texto.
Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e sem espaçamentos adicionais entre parágrafos. NÃO poderá conter figuras, tabelas, etc. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas.
Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título “Referências Bibliográficas” em caixa alta e negrito, com as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética e digitadas de acordo com a norma APA
O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os seguintes dizeres: “III Congresso Internacional de Psicologia Jurídica e Direito Penal”, com fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, sem deixar linha os dizeres: “21, 22 e 23 de Setembro de 2023 – Natal/RN”, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico.
NÃO será aceita a inserção de figuras e tabelas nos resumos.
Os resumos NÃO devem conter abreviaturas não uniformizadas na literatura.
Todos os resumos são limitados ao número máximo de 2 (duas) páginas, as quais devem ser inumeradas, no fim de cada página à direita.
Resumos em formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros.
O processador deve ser exclusivamente o WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos avaliadores e levar à recusa do trabalho. Arquivos em PDF ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação, visto que precisaremos remover o(s) nome(s) do(s) autor(es) e da(s) instituicão(ões) para garantir o anonimato quando enviar os resumos para os avaliadores.
O resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema, o objetivo geral e os objetivos específicos, justificativa); Metodologia (métodos de investigação utilizados no estudo, material/casuística, estatística); Resultados (quais os achados mais relevantes); Conclusões (deve confrontar os resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo).
Em trabalhos com patrocínios, apoio científico e/ou financeiro, é recomendado fazer menções, por exemplo: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”, “Este trabalho recebeu apoio da CAPES.”, etc. As menções devem ser feitas em frase curta e colocada uma linha abaixo do nome dos autores, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico, espaçamento simples entre linhas.
Deve ser declarado qualquer espécie de patrocínio e apoio.
É vedada, aos participantes do evento e autores de trabalhos, divulgação ou distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras.
Informar nome das instituições envolvidas no trabalho, siglas, cidades, estados e país (ex. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-Campina Grande-Paraíba-Brasil)
O autor cadastrado deve informar o número total de autores: no máximo um autor principal/apresentador e até três co-autores.
É necessário preencher o nome completo dos autores, definindo o autor principal/apresentador, a ordem dos co-autores e relacionar a instituição, a qual cada autor pertence na época da elaboração do trabalho.
Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 5 (cinco) trabalhos; 2 (dois) como autor e 3 (três) como co-autor. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de limitação de autores.
Deverá ser utilizado um formulário eletrônico para cada trabalho submetido.
Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados mesmo que submetidos.
ALERTA AOS AUTORES: não serão aceitos trabalhos idênticos, duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico.
Após o encerramento da submissão de trabalho não será mais possível enviar/substituir o arquivo. A partir desta data, só serão aceitas correções na grafia dos nomes ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional.
No entanto, submissão de resumos de última hora podem ficar sujeitas à congestionamentos e os erros talvez, neste caso, não poderão ser corrigidos. Sob nenhuma condição será aceita a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de resumos. Portanto, novamente, certifique-se de que todo o processo de envio do resumo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es).
IMPORTANTE: após a avaliação dos resumos, o autor responsável pela inscrição do resumo será notificado, pelo e-mail cadastrado, da aprovação de seu trabalho para apresentação de PÔSTER ou para APRESENTAÇÃO ORAL. Os trabalhos aprovados também serão divulgados no site do congresso na Lista de Trabalhos Aprovados, em até 30 dias após a finalização do prazo da submissão de trabalhos.
IMPORTANTE: caso o autor do trabalho não tenha sido comunicado por e-mail sobre a aprovação, em até 30 dias após a finalização da submissão, este deverá entrar em contato imediato com a organização do evento através do e-mail do congresso.
A Comissão de Trabalhos Científicos verificará se o trabalho respeita as normas estabelecidas e, se sim, o enviará aos avaliadores, os quais avaliarão de forma anônima e cega, sem possibilidade de identificar os autores e suas respectivas instituições, e de acordo com um formulário de critérios e notas padronizados, levando em consideração critérios relacionados à originalidade, apresentação, metodologia e contribuição científica/social.
O trabalho será avaliado por 2 (dois) avaliadores e a nota final do trabalho resultará da média das notas desses dois avaliadores.
IMPORTANTE: os autores devem estar cientes que não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido, em qualquer modalidade, no III Congresso Internacional de Psicologia Jurídica e Direito Penal.
Será feito um esforço de publicar os trabalhos apresentados no congresso em instituição acadêmica.
No entanto, somente serão publicados os trabalhos efetivamente apresentados e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso.
Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Organizadora e, se publicados, serão da forma como foram submetidos ao congresso, sem revisão editorial e gráfica. Assim, a correta redação, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Não serão aceitos pedidos de modificações em título, autoria e texto após a submissão.
É importante que na submissão o autor teste se o documento contendo o texto está abrindo corretamente e deve ser dedicado cuidado precioso com o processo de envio.
O sistema eletrônico para inscrição e envio de trabalhos científicos estará disponível no site oficial do congresso: www.congresso‑natal.com.br
Data limite para envio de trabalhos é até as 24 horas do dia 15 de Julho de 2023.
Caso seu trabalho não seja aceito para apresentação o valor pago na sua inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese, como já especificado antes aqui, visto que os serviços do congresso já vão sendo pagos no decorrer do ano.
Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulários eletrônicos podem ser dirigidos ao e-mail do congresso.
As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica do III Congresso Internacional de Psicologia Jurídica e Direito Penal.
Será disponibilizado no link abaixo um MODELO para elaboração do resumo. Todos devem utilizar este modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos.
Modelo para Trabalho-Resumo nas modalidades Oral e Poster
Modelo para apresentação do Trabalho na modalidade Poster